Tendências para o futuro do mercado de laboratórios de análises clínicas

Perspectiva para o mercado de laboratórios de analises clínicas

O mercado de laboratórios de análises clínicas, a cada ano que passa, fica cada vez mais concorrido e competitivo. Nesse cenário, é importante buscar se destacar dos concorrentes ficando de olho nas perspectivas futuras investindo em novas tecnologias para oferecer um melhor serviço aos seus clientes.

Marketing e posicionamento digital

Os brasileiros gastam cerca de 4-5 horas nas redes sociais diariamente, portanto, entender o potencial da internet enquanto vitrine dos seus serviços é fundamental para sobreviver nessa era.

É interessante buscar meios de estabelecer um posicionamento digital como instituição de autoridade, de referência e de confiança. Para isso, vale a pena investir em marketing de conteúdo, redes sociais e gestão de tráfego para aumentar a abrangência do seu público-alvo.

Atualmente, existem ferramentas dentro do marketing digital que permitem determinar o conteúdo que você irá apresentar para determinado público classificando por gênero, faixa etária, região e outras variáveis.

Dessa forma, é possível planejar campanhas de marketing para nichos de pessoas específicos e apresentar os melhores serviços para atender as demandas dos seus clientes.

Genômica e mapeamento genético

Espera-se que a genômica seja muito visível no futuro, tanto para empresas farmacêuticas quanto para serviços de laboratórios.

A área dentro das análises laboratoriais que se preocupa em analisar o genoma dos indivíduos, comparar com bases de dados e fazer o mapeamento genético tem ficado cada vez mais difundida e requisitada.

Essa tendência para o futuro acompanha naturalmente o aumento da expectativa de vida natural da população com o avanço da Medicina, portanto, as pessoas começam a se preocupar menos em morrer de causas não naturais e passam a olhar mais para a possibilidades de desenvolver doenças crônicas, tendência a neoplasias e análises genéticas antes de ter filhos.

Portanto, sendo uma área com cada vez mais demanda e com poucos laboratórios que realizam esse tipo de serviço, surge uma oportunidade de sair na frente e investir em capacitação e tecnologias capazes de realizar análises gênicas mais detalhadas e específicas para sua área.

Automação laboratorial

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo IDG Research Services, empresas que adotam sistemas de gestão integrados apresentam crescimento financeiro em até 35% e um acréscimo de cerca de 10% na produtividade geral em comparação com empresas que optam por não aderir as tecnologias.

Investir em tecnologias de gestão laboratorial é fundamental para agilizar processos internos, ganhar tempo e automatizar tarefas repetitivas e se manter sempre em crescimento no mercado de laboratórios. Essa automação pode ser realizada por meio de um sistema de gestão de software especializado para laboratórios como o MAM Lab que consegue integrar as áreas administrativas, contábeis e financeira da sua empresa de forma eficiente.

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