Fidelizando clientes no laboratório

Garantir que as demandas do cliente em termos de saúde, conforto, bem-estar e qualidade de vida por meio de um atendimento de qualidade é um dos elementos mais fundamentais para fidelizar clientes.

Por meio de estratégias simples, é possível aumentar a produtividade, otimizar os processos internos do seu laboratório e fidelizar clientes.

Veja a seguir 3 formas de conquistar e fidelizar os seus clientes e aumentar a lucratividade do seu empreendimento.

 

1. Invista em um bom atendimento

Investir em um atendimento humanizado é o primeiro passo para a construção da confiança entre o seu laboratório, a sua equipe e os seus clientes.

Esse contato inicial se torna a base para da relação mútua de confiança e de reciprocidade, uma vez que o cliente acredita que vai ser bem atendido e a equipe fornece esse bom atendimento.

Garantir que a sua equipe ofereça uma experiência positiva durante todo o processo, desde o requerimento dos exames a serem feitos até a entrega é muito importante para garantir a satisfação total do cliente.

 

2. Apresente os resultados de forma rápida

A principal queixa dos clientes de laboratórios de análises clínicas é o tempo de espera dos resultados dos seus exames.

A qualidade do serviço e qualquer eventual atraso influencia a satisfação do usuário e reduz as chances dele voltar.

Tudo isso afeta negativamente a imagem da empresa que deve zelar sempre por valores como pontualidade, eficiência e agilidade. Hoje em dia, existem sistemas que permitem controlar os tempos de espera como os pontos de autoatendimento uma vez que o paciente chega no laboratório, ele já insere seu nome e data de nascimento.

Com isso ele recupera o registro do agendamento do exame já recebe a senha. Se o paciente aparecer mais cedo, a senha preferencial será exibida automaticamente primeiro.

Essa é uma ferramenta simples, porém bem eficiente de acelerar o fluxo de atendimento do seu laboratório e reduzir o tempo de espera dos seus clientes.

 

3. Tenha uma equipe treinada para fidelizar clientes

A coleta de sangue, assim como outros procedimentos, são momentos delicados para alguns pacientes e devem ser realizados por uma equipe competente para orientar e apoiar o paciente durante todo o processo.

Se o laboratório, com orientação da equipe, buscar uma estratégia diferenciada de atendimento a esse paciente por meio de treinamento e aperfeiçoamento, as chances de fidelizar clientes novos e mantes os antigos são extremamente altas.

O cuidado humano deve sempre ter como prioridade a segurança e o bem-estar do paciente. Portanto, é importante evitar conversas entre equipe durante os procedimentos e focar no paciente.

Dedicação e foco devem ser demonstrados para transmitir credibilidade ao que está sendo feito e evitar que o paciente se sinta inseguro, com medo ou desconfiado.

 

Conclusão

Aplicando essas etapas na jornada do paciente, é possível desenvolver estratégias para melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado, contribuir para uma experiência mais positiva para o paciente, fidelizar e atrair e conquistar novos clientes.

Por fim, vale a pena investir em um bom sistema de gestão para fazer a integração, o controle de registros e resultados do seu empreendimento como o MAM LAB que é um software especializado para laboratórios de análises clínicas.

 

O MAM Lab conta com diversas funcionalidades, dentre elas:

  • Atendimento ao paciente em uma única tela: cadastro, quitação, entrega de material, emissão de mapas, etiquetas e do resultado
  • Busca do paciente por CPF, eliminando a duplicidade de cadastro
  • Sistema de mensagem interna entre usuários, com controle de leitura
  • Interface com equipamentos
  • Envio e recebimentos de resultados com laboratórios de
  • Importação de tabelas de preço (Excel)
  • Modelos de faturas que podem ser desenhados pelo usuário
  • Possibilidade de criação e edição de tabelas e convênios, permitindo que seu laboratório possua convênios especiais com clínicas, médicos e planos assistenciais

Para aumentar a produtividade do seu laboratório e de fidelizar os seus clientes, entre em contato para obter mais informações clicando aqui.

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