LGPD para laboratórios: proteger os dados dos pacientes

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é uma lei federal que estabelece as regras para o tratamento de dados pessoais no Brasil. A lei foi sancionada em agosto de 2018 e entrou em vigor em setembro de 2020. A LGPD se aplica a todas as empresas brasileiras que lidam com o tratamento de dados pessoais de clientes, e isso inclui os laboratórios de análises clínicas. Dessa forma, é fundamental que o seu laboratório adote as medidas certas para proteger os dados dos pacientes de acordo com a lei.

Mas afinal, o que são dados pessoais e como protegê-los de acordo com a LGPD?

Dados pessoais são informações que podem ser utilizadas para identificar uma pessoa, como nome, endereço, data de nascimento, número de telefone e CPF. No contexto de um laboratório de análises clínicas, os dados pessoais dos clientes podem incluir também informações sobre exames médicos, resultados de análises clínicas e qualquer outra documentação referente ao histórico de saúde do paciente.

 

De acordo com a LGPD, para proteger os dados pessoais dos seus clientes 3 ações podem ser adotadas:

1 – Deixar uma pessoa responsável pela proteção de dados

Segundo a legislação, todas as empresas que realizam o tratamento de dados devem nomear um encarregado de proteção de dados, que será responsável por garantir o cumprimento da lei. O encarregado de proteção de dados também será o responsável por atender às solicitações dos clientes em relação aos seus dados pessoais.

 

2 – Adotar medidas de segurança

Os dados de clientes de um laboratório de análises clínicas são confidenciais e precisam ser protegidos para evitar vazamentos de informações.

Os laboratórios de análises clínicas devem adotar medidas de segurança adequadas para proteger os dados dos pacientes. Isso inclui, por exemplo, criptografia de dados, controle de acesso e backup de dados.

Criptografia: Criptografe dados confidenciais, como nomes, endereços e números de cartão de crédito, para garantir que eles não possam ser lidos caso sejam interceptados.

Controle de acesso: Implemente medidas de controle de acesso, como senhas e autenticação de usuários, para garantir que somente as pessoas autorizadas possam acessar dados confidenciais.

Backup: Faça backups regulares dos dados e armazene-os em local seguro para garantir que eles possam ser restaurados em caso de perda ou corrupção de dados.

 

 

3 – Obter o consentimento dos clientes

Antes de realizar o tratamento de dados pessoais dos seus clientes, os laboratórios de análises clínicas devem obter o seu consentimento explícito. Isso inclui informar os clientes sobre o uso que será dado aos seus dados e quais são os seus direitos em relação

Obter o consentimento dos clientes é fundamental no tratamento de dados pessoais, pois garante que as pessoas saibam e entendam como suas informações serão usadas.

Ao obter o consentimento dos clientes, você está sendo transparente sobre como suas informações serão usadas e isso cria confiança e credibilidade com seus clientes. Obter o consentimento dos clientes é uma forma de respeitar sua privacidade e garantir que suas informações pessoais sejam tratadas de forma ética e responsável.

Com um sistema de gestão especializado para laboratórios de análises clínicas como o da MAM SISTEMAS você pode proteger os dados dos seus usuários, garantir a confidencialidade e evitar problemas legais e de reputação. Nosso sistema integra em um banco de dados todas as informações e permite que você adote medidas de segurança, como política de privacidade, criptografia, segurança física, controle de acesso, backup, monitoramento e auditoria, treinamento, e garanta a segurança de todos os dados dos seus clientes.

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