Competitividade no Laboratório de Análises Clínicas

A competitividade do laboratório de análises clínicas depende de várias variáveis como o atendimento, a eficiências dos processos internos, a tecnologia e a gestão. Para sobreviver nesse competitivo mercado, é necessário fidelizar clientes a partir de um serviço de qualidade e excelência para se destacar dos demais. Confira abaixo 4 dicas para aumentar a competitividade do seu laboratório.

1. Analise a concorrência

Analisar a concorrência é o primeiro passo para aumentar a competitividade tendo como base uma minuciosa pesquisa de mercado para acompanhar o que é o padrão oferecido pela sua região e entender as demandas dos clientes. Para isso, você pode investir em estratégias de pequenas entrevistas e questionários para identificar o grau de satisfação das pessoas com os serviços de análises laboratoriais. Traçando esse perfil, você pode identificar o que mais incomoda o consumidor nesse nicho de mercado e buscar se diferenciar atuando especificamente sobre essas demandas.

 

2. Tenha um bom atendimento

Garanta que sua equipe ofereça um bom atendimento preocupando-se em tratar o cliente com empatia, paciência e cuidado. Mesmo que o seu laboratório tenha os recursos tecnológicos mais modernos possíveis na parte técnica, a parte humana tem que ser constantemente reiterada para em formas de treinamento para os seus colaboradores. Afinal, o atendimento é o primeiro contato que os seus pacientes terão com o seu laboratório antes de solicitar a realização de qualquer exame.

 

3. Aumente a eficiência realização e da entrega dos exames

O que pode diferenciar exponencialmente o seu laboratório de análises clínicas é algo o que todos os clientes buscam: velocidade. É fato que todas as pessoas não gostam de enfrentar grandes filas de espera para realizar e receber os resultados dos seus exames. Portanto, uma opção viável é disponibilizar uma plataforma onde os clientes possam acessar o resultado dos seus exames de forma online e direta.

 

4. Automatize o agendamento de exames

Investir em ferramentas de automatização laboratorial são uma ótima ferramenta para otimizar tempo e aumentar a produtividade do seu laboratório. Dessa forma, evita-se uma agenda sem organização, atrasos, cancelamentos e reagendamentos imprevistos que prejudicam o fluxo de clientes no atendimento. Portanto, é importante ter um sistema de agendamento online integrado ao sistema que possa atender de forma rápida demandas mais simples investindo em uma inteligência artificial e também um colaborador responsável por gerenciar essa parte para o caso de situações mais complexas.

 

Conclusão

Existem várias estratégias que podem ser usadas para otimizar a produtividade do seu laboratório, o importante é sempre se manter atualizado em relação as tendências do mercado e o padrão da concorrência.

Investir em um sistema de gestão de software e soluções digitais pode ajudar a efetivar com mais facilidade as estratégias mencionadas acima.  Um bom sistema de gestão como o MAM Lab pode gerenciar diversas partes do seu laboratório como: recepção, cadastramento, emissão de laudos, área financeira e administrativa. Dessa forma, com uma gestão eficiente você pode aumentar a eficiência e por consequência a lucratividade do seu laboratório de análises clínicas.

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Olá, vamos ser mais eficientes!