Os desafios de gestão em laboratórios de análises clínicas em 2021, e quais as tendências para 2022

Desafios Laboratórios

A gestão laboratorial é uma atividade bastante desafiadora, mas com certeza não é impossível de ser realizada com máxima assertividade e alto nível de competência.

Diversas são as exigências para quem deseja estar a frente de um laboratório  de análises clínicas.  Do primeiro atendimento aos trâmites financeiros, tudo em um laboratório precisa passar pelos olhos da gestão.

Uma das qualidades essenciais é estar atualizado quanto às novidades do mercado empresarial e saber mediar conflitos.

A boa notícia é que os empreendedores não precisam trilhar o caminho em busca do sucesso de forma solitária.

Nós da MAM Sistemas facilitamos a gestão e melhoramos os resultados de laboratórios de análises clínicas em todo o Brasil.

Acompanhe este artigo preparado exclusivamente para você que deseja ser um case de sucesso.

A seguir, entenda mais sobre os desafios da gestão laboratorial e como superá-los e descubra quais serão as tendências para 2022.

Confira as 4 dificuldades mais comuns na gestão do laboratório e como superá-las

 

  1. Fluxo de atendimento abaixo da capacidade total

É comum que muitos laboratórios funcionem abaixo do potencial de capacidade por falta de organização.

Observe o fluxo de atendimento do seu lab e entenda se o número reduzido de atendimentos esperados ocorre por falta de divulgação dos seus serviços ou pela desorganização.

Após identificar o problema, invista em soluções.

Para manter um bom atendimento é preciso agilidade em seu atendimento, porém, é fundamental que se mantenha humanizado.

Gerencie com eficiência o tempo de fila e tenha clareza do seu fluxo de atendimento com Mam Senha.

 

  1. Falta de controle financeiro

As finanças jamais podem ser deixadas de lado. O gerenciamento do fluxo de caixa da sua empresa é imprescindível para ter uma boa saúde financeira.

Nesse momento, é importante contar com uma ferramenta que gerencie o fluxo de caixa do seu negócio de maneira totalmente automatizada.

Já imaginou a possibilidade de criação e edição de tabelas e convênios, permitindo que seu laboratório possua convênios especiais com clínicas, médicos e planos assistenciais?

Mam Lab oferece essa solução e muito mais para você e o seu laboratório.

 

 

  1. Gestão eficiente do estoque

Um problema que tende a ser frequente em muitos laboratórios é a falta do controle de materiais. Os laboratórios lidam com grandes quantidades de materiais — como reagentes, papéis, seringas, agulhas, etiquetas ,dentre outros — que são utilizados durante a realização das atividades.

Opte por um gerenciamento de estoque com agilidade e assertividade por meio do MAM Estoque.

A tecnologia é uma grande aliada dos empreendedores que desejam ter previsibilidade e organização.

Uma boa gestão contribuiu para uma a maior organização desses itens, um melhor controle de compras, além de garantir que não faltem materiais ou o estoque fique sobrecarregado com risco de perder insumos por conta da validade.

 

  1. Histórico do paciente

A falta de um sistema eletrônico dificulta a centralização de dados e informações, bem como a acesso às fichas dos seus pacientes.

Tenha fácil acesso ao histórico do paciente e acompanhe os relatórios dos exames realizados para oferecer um serviço ainda mais completo e personalizado.

Isso aumenta as chances de o paciente tenha fidelidade ao seu laboratório e retorne para realização de outros exames, porque ele dará prioridade ao conforto, comodidade e bom serviço prestado.

Conheça MAM LAB e atenda seu paciente em uma única tela: cadastro, quitação, entrega de material, emissão de mapas, etiquetas e do resultado.

 

Tendência para os laboratórios de análises clínicas em 2022

O aumento da eficiência e maximização da produtividade no gerenciamento dos custos são as grandes apostas para o próximo ano.

Através da implementação de sistemas eletrônicos desenvolvidos exclusivamente para laboratórios de análises clínicas.

Conheça a MAM Sistemas e tenha gestão segura, prática e eficiente trazendo resultados para os laboratórios de análises clínicas.

Leave a Reply

Open chat
Olá, vamos ser mais eficientes!