4 dicas para melhorar a produtividade do laboratório de análises clínicas

Produtividade do Laboratório: Atendimento Confortável

Gerenciar um laboratório de análises clínicas não é uma tarefa fácil, o gestor deve se preocupar com variáveis que vão desde o atendimento ao público até a emissão de laudos. Porém, existem formas de otimizar a sua gestão e se destacar frente a concorrência. Confira abaixo 4 dicas para alavancar a produtividade do laboratório e obter melhores resultados.

1. Crie um ambiente confortável

Procurar criar um ambiente sempre limpo e confortável passa a imagem de organização para o cliente. Um local sujo, mal iluminado e bagunçado pode trazer insegurança para o cliente.

Portanto, investir em cadeiras confortáveis, prover uma iluminação de qualidade e dar espaço o suficiente para o fluxo de pessoas já passa uma credibilidade maior para o consumidor. 

Você pode buscar se destacar de forma criativa, criando miniáreas de lazer para crianças que aguardam na sala de espera. Essas práticas são bem vistas pelos pais e geram um sentimento positivo nas crianças.

 

2. Ofereça um atendimento com eficiência e agilidade

Produtividade: atendimento com eficiência

As pessoas que necessitam realizar exames em laboratórios de análises clínicas buscam primordialmente uma coisa: velocidade e agilidade no atendimento e na realização dos seus procedimentos.

Muitos estão fugindo da sua rotina diária e se deslocam grandes distâncias ou estão em período de jejum a mais de 8 horas, portanto, uma eficiência e menor tempo de espera são grandes diferenciais para o seu laboratório se tornar referência.

Portanto, vale a pena analisar se a sua estrutura física está conseguindo atender a demanda de pessoas que buscam os seus serviços. Tanto a estrutura quanto a quantidade de recursos humanos aptos para realizar os procedimentos influenciam na fluidez do trabalho, o que no final garante a satisfação total do cliente.

 

3. Exames domiciliares

Diferencial no laboratório: atendimento domiciliar

Uma prática que vem se popularizando cada vez mais é a coleta de exames domiciliares, principalmente depois da pandemia que acabou forçando as pessoas a evitar aglomerações.

O atendimento domiciliar propicia o mais alto grau de conforto e comodidade para os seus usuários, e tem, logo de início, 2 perfis de públicos: é muito utilizado principalmente por aqueles pacientes mais idosos ou que têm dificuldade de mobilidade por algum motivo físico como também pode ser abordado como um serviço premium para clientes que querem mais comodidade. Investir nessa possibilidade dentro do seu laboratório pode ser um grande diferencial no mercado.

 

4. Investir em tecnologias de gestão de software
Software de Gestão Laboratorial para aumento de Produtividade

Fazer um investimento em tecnologia e automatização de processos agiliza toda a gestão operacional do seu laboratório. Cadastro de clientes, digitalização de resultados de exames, disponibilização de laudos virtuais e integração financeira são apenas algumas das várias facilidades que podem ser proporcionadas por sistemas de gestão especializados neste segmento, que aumentam a produtividade e eficácia do laboratório.

A produtividade é aumentada uma vez que, tarefas mecânicas (cadastros, resultados de exames, cancelamentos e agendamentos) são automatizadas pelos softwares e liberam o tempo da equipe para ser direcionado para setores mais estratégicos e que demandam habilidades como gestão de pessoas.

 

Conclusão

 

Agora que você sabe como aumentar a produtividade do seu laboratório, é hora de analisar as possibilidades disponíveis dando o próximo passo na otimização da sua gestão laboratorial. A MAM Sistemas trabalha há mais de 25 anos facilitando a gestão de laboratórios de análises clínicas. O MAMLab, sistema de gestão exclusivo para laboratórios, oferece a possibilidade de gerenciamento e integração de diversas áreas como: cadastramento, área técnica, setor financeiro, setor administrativo e muito mais.

 

Clique aqui para falar com um dos nossos consultores e alavancar os resultados e a produtividade do seu laboratório.

Leave a Reply

Olá, vamos ser mais eficientes!