Quais os indicadores mais utilizados em laboratórios, e como eles ajudam nos processos.

KPIs para laboratórios

Para um laboratório de análises clínicas ser referência no mercado e ter alto nível de competitividade, é necessário que os serviços oferecidos sejam de alta qualidade.

Dessa forma os indicadores laboratoriais são uma alternativa eficiente para acompanhar de perto o crescimento do laboratório e identificar os pontos a serem aperfeiçoados.

A partir dos indicadores, é possível aferir a eficácia dos processos e traçar um planejamento estratégico para que o laboratório tenha alta performance.

Saiba como ter um diagnóstico da sua empresa contribuirá na melhoria do processo laboratorial.

 

 

Entenda o que são os indicadores laboratoriais

Também conhecidos como indicadores de desempenho ou Key Perfomance Indicators – KPI’s -, são métricas essenciais que possibilitam o controle e gestão da empresa.

Medir o desempenho do seu negócio é necessário para que você tenha certeza quanto à saúde da sua empresa.

Garanta o crescimento contínuo e tenha destaque frente à concorrência por meio deste recurso indispensável.

Veja, a seguir, 4 indicadores que auxiliarão seu laboratório.

 

  1. Satisfação do cliente

Os pacientes estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade do atendimento.

Por isso, é importante que os laboratórios estejam em constante melhoria para atender as necessidades dos clientes.

A pesquisa de satisfação é um meio eficiente para identificar o desempenho do laboratório.

Ela pode ser aplicada através de um formulário impresso ou eletrônico para ser respondido, após a coleta do exame ou na entrega do resultado.

A pesquisa NPS é de alto valor, além de medir o índice de satisfação do consumidor, o NPS permite categorizar as respostas e dessa forma identificar alguns tipos de clientes e qual é o grau de engajamento que eles possuem com sua marca. Hoje a Mam Sistemas  tem integração com a plataforma TRACKSALE é uma empresa com grande referência nesta tecnologia.

 

  1. Qualidade do serviço prestado

A entrega de resultados confiáveis e a conquista de credibilidade junto aos pacientes e médicos é consequência da qualidade do serviço prestado.

Uma das formas de validar a qualidade em seu laboratório é por meio do uso de kits de controle de qualidade oferecidos pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) ou pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)

 

  1. Tempo de espera para atendimento

É essencial que ocorra o monitoramento diário da quantidade de pacientes atendidos, do tempo médio de espera e de atendimento.

Assim, você garantirá a satisfação do paciente e evitará inconvenientes, especialmente, porque, muitas vezes, ele está em jejum e isso costuma causar certa irritação.

Estes indicadores podem ser obtidos a partir do uso de um software que gere senha de atendimento e cronometre o tempo desde a chegada do cliente até o fim do atendimento.

Mam Senha: gerencie com eficiência o tempo de fila e tenha clareza do seu fluxo de atendimento.

 

  1. Custo do exame

No cálculo do custo do exame deve ser levado em consideração tanto os custos diretos, quanto os indiretos.

Entendemos como custo diretos todos os insumos utilizados para a realização do exame. Já os custos indiretos são aquelas despesas da empresa para possibilitar o exame, por exemplo:

  • Folha de pagamento;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Custos de aluguel, energia, manutenção;
  • Terceirização.

Some estes custos e divida pelo numero de exames realizados durante o mês e o resultado será o custo indireto unitário dos exames de maneira mensal.

Após isso, calcule o gasto de insumos em cada tipo de exame para que seja somado ao custo indireto e você possa saber o custo total do exame. O Mam Estoque também te apoia nos cálculos deste custo.

 

Saiba como alavancar os resultados do seu laboratório

O MAM LAB gerencia diversas áreas do laboratório, com funções específicas para a recepção, área técnica, digitação, faturamento, área financeira e administrativa.

Permite com facilidade a personalização dos mapas de trabalho, fichas, layout de resultados, comprovantes de coleta pelo próprio usuário, tornando-se assim um sistema único, moldado para cada cliente.

Nosso plano de pagamento é flexível, ajustando a pequenos e grandes laboratórios, permitindo ao cliente escolher a melhor forma de trabalho para atualização de versões e suporte.

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