Para um laboratório de análises clínicas ser referência no mercado e ter alto nível de competitividade, é necessário que os serviços oferecidos sejam de alta qualidade. Dessa forma os indicadores laboratoriais são uma alternativa eficiente para acompanhar de perto o crescimento do laboratório e identificar os pontos a serem aperfeiçoados.
A partir dos indicadores, é possível aferir a eficácia dos processos e traçar um planejamento estratégico para que o laboratório tenha alta performance.
Saiba como ter um diagnóstico da sua empresa contribuirá na melhoria do processo laboratorial.
Entenda o que são os indicadores laboratoriais
Também conhecidos como indicadores de desempenho ou Key Perfomance Indicators – KPI’s -, são métricas essenciais que possibilitam o controle e gestão da empresa.
Medir o desempenho do seu negócio é necessário para que você tenha certeza quanto à saúde da sua empresa.
Garanta o crescimento contínuo e tenha destaque frente à concorrência por meio deste recurso indispensável.
Veja, a seguir, 4 indicadores que auxiliarão seu laboratório.
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Satisfação do cliente
Os pacientes estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade do atendimento.
Por isso, é importante que os laboratórios estejam em constante melhoria para atender as necessidades dos clientes.
A pesquisa de satisfação é um meio eficiente para identificar o desempenho do laboratório.
Ela pode ser aplicada através de um formulário impresso ou eletrônico para ser respondido, após a coleta do exame ou na entrega do resultado.
A pesquisa NPS é de alto valor, além de medir o índice de satisfação do consumidor, o NPS permite categorizar as respostas e dessa forma identificar alguns tipos de clientes e qual é o grau de engajamento que eles possuem com sua marca. Hoje a Mam Sistemas tem integração com a plataforma TRACKSALE é uma empresa com grande referência nesta tecnologia.
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Qualidade do serviço prestado
A entrega de resultados confiáveis e a conquista de credibilidade junto aos pacientes e médicos é consequência da qualidade do serviço prestado.
Uma das formas de validar a qualidade em seu laboratório é por meio do uso de kits de controle de qualidade oferecidos pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) ou pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)
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Tempo de espera para atendimento
É essencial que ocorra o monitoramento diário da quantidade de pacientes atendidos, do tempo médio de espera e de atendimento.
Assim, você garantirá a satisfação do paciente e evitará inconvenientes, especialmente, porque, muitas vezes, ele está em jejum e isso costuma causar certa irritação.
Estes indicadores podem ser obtidos a partir do uso de um software que gere senha de atendimento e cronometre o tempo desde a chegada do cliente até o fim do atendimento.
Mam Senha: gerencie com eficiência o tempo de fila e tenha clareza do seu fluxo de atendimento.
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Custo do exame
No cálculo do custo do exame deve ser levado em consideração tanto os custos diretos, quanto os indiretos.
Entendemos como custo diretos todos os insumos utilizados para a realização do exame. Já os custos indiretos são aquelas despesas da empresa para possibilitar o exame, por exemplo:
- Folha de pagamento;
- Manutenção de equipamentos;
- Custos de aluguel, energia, manutenção;
- Terceirização.
Some estes custos e divida pelo numero de exames realizados durante o mês e o resultado será o custo indireto unitário dos exames de maneira mensal.
Após isso, calcule o gasto de insumos em cada tipo de exame para que seja somado ao custo indireto e você possa saber o custo total do exame. O Mam Estoque também te apoia nos cálculos deste custo.
Saiba como alavancar os resultados do seu laboratório
O MAM LAB gerencia diversas áreas do laboratório, com funções específicas para a recepção, área técnica, digitação, faturamento, área financeira e administrativa.
Permite com facilidade a personalização dos mapas de trabalho, fichas, layout de resultados, comprovantes de coleta pelo próprio usuário, tornando-se assim um sistema único, moldado para cada cliente.
Nosso plano de pagamento é flexível, ajustando a pequenos e grandes laboratórios, permitindo ao cliente escolher a melhor forma de trabalho para atualização de versões e suporte.
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